SURGIMENTO DO PROJETO
Como já existia outros projetos como: Artes Visuais, Ballet, Karate, Futsal, Tenis Mesa, Musica e o Instrumento de Sopro vinculados a Associação Emidio, com convênio para fazer as intermediações de prestações de contas, pagamentos de salários dos oficineiros junto à Prefeitura de Guaraí – TO.
O professor Rogério Souza, Profissional de Educação Física Licenciado, teve a ideia de criar um projeto para estimular a prática de esportes, inicialmente o projeto iria contar com quatro modalidades futsal, vôlei, handebol e o basquete.
Como a prefeitura não tinha condições de custear todas as modalidades, disponibilizando somente uma, o mesmo escolheu o Basquetebol, criando projeto voltado apenas para esta modalidade.
Apresentou o seu projeto para a Prefeita de Guaraí -TO, Lires Ferneda, aprovado pela mesma, encaminhou para o conselho da Assistência Social e depois para a Câmara de vereadores, no qual passou por uma votação, posteriormente aprovado nos conselhos, passou a fazer parte da Associação Emidio Ferreira.

O PROJETO
O projeto é desenvolvido por meio de um convênio com a Prefeitura de Guaraí – TO, na pasta da Secretaria de Assistência Social.
As atividades são executadas planejadas com o auxílio do CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, (SCFV) e Associação Emidio oerreira, no qual o projeto é vinculado.
O projeto atende 116 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 8 a 16 anos de idade, 80% do público que a oficina atende é carente.

Durante o período de pandemia da Covid-19 e até o presente momento, não teve como desenvolver as atividades presenciais.
Então começou-se a trabalhar de maneira remota através de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsaApp, além de outros aplicativos como google met e google forms. Cumprindo com a exigência das atividades, propondo desafios aos alunos e estando a disposição das crianças.
Essa maneira de trabalhar em meio às adversidades e esta iniciativa de estimular a prática do esporte Basketball, ganhou destaque no site nacional da CBB – Confederação Brasileira de Basketball.